top of page
Buscar
  • Bruna Dias

A influência e benefícios dos animais de estimação na vida das pessoas

Atualizado: 17 de nov. de 2020



Algumas pessoas ainda não acreditam, mas existe uma grande influência dos animais de estimação na vida e na autoestima das pessoas. É fato que conviver com animais traz alegria e o convívio é sempre agradável e reconfortante.


A Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia, é um tratamento auxiliar para diversos tipos de doenças, é comprovadamente desencadeadora de bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva. A Pet Terapia é uma técnica terapêutica que conta com os animais como apoio para o tratamento de pessoas portadoras de problemas de saúde, estimulando tanto o aspecto físico quanto o psicológico, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que apresentam alterações físicas, cognitivas, doenças agudas ou crônicas, luto, dificuldades de relacionamento, solidão e pobreza, gerando dependência na realização das atividades da vida diária e locomoção, acelerando o processo de recuperação.


Os tratamentos de TAA envolvem animais mais próximos dos humanos, como os cachorros, cavalos, gatos, pássaros, mas podem incluir espécies mais inusitadas, como escargots, galinhas, moluscos, insetos, entre outros.


A ciência comprova que o contato com os bichinhos ajuda a liberar os chamados “hormônios do bem”, aumentando a produção de endorfina (considerada um analgésico natural) e serotonina (que atua no cérebro regulando humor, sono e apetite) e reduzindo as taxas de cortisol (relacionado ao estresse). No tratamento do câncer, que envolve quimioterapia e radioterapia, os efeitos colaterais podem ser desgastantes, e os animais ajudam a desviar o foco da doença.


É aconselhável, então, ter um animal de estimação?


Para aqueles que gostam, sim. Não existem malefícios e, portanto, é capaz de gerar um conforto diário para os pacientes que estão em situações mais complicadas, também como forma de companhia.


Os psicólogos notam que aqueles pacientes que possuem um animal de estimação, sempre depositam grande parte de suas melhorias ao companheiro peludo, e as razões são muitas.


Com o seu animal de estimação, você pode:


Passear no parque;

Tirar o cochilo da tarde;

Esquentar os pés no frio;

Ensinar/adestrar ( os cães mais do que os gatos, aprendem muito rápido ! );


Lembrando que se você decidir em ter um pet em casa, tenha consciência de que ele precisará de cuidados, alimentação, vacinação e acompanhamentos de um médico veterinário.

bottom of page