top of page
Buscar
  • Bruna Dias

A importância do checkup para seu pet



Ter um PET em casa sem dúvida, traz vários benefícios para nossa vida, mas exige muito tempo e dedicação, como na saúde do animal. A importância de manter uma vida saudável, vai muito além de uma boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos. O cuidado com a saúde envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e exames. A realização do check-up é muito importante, pois permite que, através de uma série de exames simples, o estado de saúde do seu PET seja avaliado de forma completa.


O check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças. Nossos Pets, apesar de as vezes serem muito expressivos, infelizmente não falam, e com isso podemos deixar passar desapercebido algum sinal de que está doente. Muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças. Por isso, é importante que, mesmo quem não possua doenças diagnosticadas, realize o check-up regularmente. Se você considera seu pet como um membro da família, deve considerar também alguns esforços quando se trata da sua longevidade.


Como será feito o check-up?


O pet será completamente examinado, sendo feita uma anamnese e exame físico completo, pele, boca, ouvido, temperatura corpórea até o coração e os pulmões. Os exames de rotina feitos são: hemograma, função renal, função hepática, glicemia, urina. Para pacientes com comorbidades são solicitados outros mais específicos, como ecocardiograma, ultrassom abdominal, colesterol e triglicérides. Caso alguma anormalidade seja verificada, novos exames podem ser solicitados. Com o diagnóstico o tutor será orientado ao tratamento adequado. Nesses exames periódicos também são levados em consideração as características que tiveram alteração desde a última consulta, como o peso, o crescimento e idade. Lembre-se de que há diversas doenças que são silenciosas e podem progredir sem que nenhum sinal clínico seja notado. Por isso, um exame mais detalhado e periódico é muito importante para poder garantir que caso haja alguma doença no início, ela seja tratada o quanto antes.


Doenças que prevenimos com o check-up:


- Doenças periodontais (o tártaro, além de causar mau cheiro na boca, também é fonte de infecção bacteriana);

- Doenças renais, (especialmente em gatos acima de 8 anos);

- Obesidade e endocrinopatias em geral

-Castração (previne infecção de útero, TVT (tumor venéreo transmissível), neoplasias etc.)

- Doenças cardiovasculares;

- Alergia e problemas de pele

- Doenças congênitas (pode controlar e retardar a progressão delas, como displasia, artrite, artrose)

- Câncer (principalmente para animais com predisposição racial ou idoso)

- Doenças virais (imunizando com vacinas)


Por isso, mesmo sem o sinal de qualquer doença, consulte o veterinário e verifique como anda a saúde do amigão. Esse cuidado garantirá a saúde e a longevidade de quem tanto te admira!

bottom of page